Funcionamento Motor 2Tempos

Todo kartista sabe que os karts mais rápidos usam motor 2 tempos. Qual a razão deste nome? Quais os principais componentes?

Motor 2 tempos

Um motor de 2 tempos recebe essa denominação porque todo o ciclo para funcionamento do motor (Admissão, Compressão, Expansão e Escape) ocorrem em “2 tempos”, ou seja, duas movimentações do pistão.

Na animação acima, podemos entender melhor o funcionamento deste tipo de motor.

O ar é admitido na entrada do carburador (simbolizado na cor azul) recebe o combustível misturado com óleo lubrificante através da pulverização no venture do carburador, formando a mistura para a combustão.

O movimento do pistão para cima puxa a mistura para dentro da câmara inferior, onde a mistura lubrifica o virabrequim, biela e camisas do cilindro.

Quando o pistão se desloca para baixo, devido à combustão que ocorreu na parte de cima, essa mistura é comprimida, e se desloca para a câmara de combustão (parte superior do pistão).

Neste momento, as palhetas se fecham para que a mistura não volte pela admissão. O pistão então comprime a mistura para que seja feita a combustão, ao mesmo tempo em que mais mistura está sendo puxada para a câmara inferior.

Após a queima, os gases são expulsos para o escapamento pela mistura que entra para ser comprimida. E assim o ciclo segue.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Carlos A. Camargo - CPF: 147.583.568-07 © Todos os direitos reservados. 2019

Central de Atendimento

TOPO
  • Formas de Envio